Emagrecer rápido é bom mesmo?

rapido

Você tem como projeto emagrecer rápido ainda este ano para entrar 2106 com tudo? Hoje convidamos você a pensar um pouco se os sacrifícios para entrar em forma valem a pena ou não. Vamos lá?

Emagrecer rápido não é saudável veja por quê.

Cada vez mais as pessoas cultuam um corpo magro ou um abdômen “trincado” e adotam essa imagem como sendo o símbolo de boa forma e saúde.

Mas até que ponto vale fazer qualquer sacrifício para entrar em forma?

Podemos afirmar que emagrecer a qualquer custo não vale a pena.  Enumeramos alguns problemas de saúde comuns às pessoas que optam em fazer as “dietas milagrosas”. Acompanhe:

  • Alteração do metabolismo.

Uma dieta restritiva leva o seu organismo a poupar energia como uma forma natural de te proteger de uma futura falta de nutrientes.

Com isso seu metabolismo passa a gastar menos energia e o resultado é o ganho de peso.

  • “Efeito sanfona”.

Com a alteração do metabolismo provocada pela restrição alimentar a tendência é que você volte ao peso habitual tão rápido quanto emagreceu e muitas vezes o ganho de peso vem em dobro.

Este é o temido “efeito sanfona”.

  • Risco de cálculos biliares.

Uma rápida perda de peso pode interferir no funcionamento da vesícula biliar o órgão responsável por secretar a bile que por sua vez auxilia na digestão das gorduras.

Quando a dieta é restrita em gorduras pode ocorrer um desiquilíbrio entre os níveis de colesterol (este aumenta) e os sais biliares diminuem.

Além disso, a vesícula biliar não contrai como deveria o que leva a formação de sais biliares.

  • Problemas no fígado.

Estudos comprovam que dietas radicais com perda de peso acima de 4 quilos por semana pode causar danos ao fígado. Pode-se desenvolver a hepatite gordurosa não alcóolica.

  • Desiquilibrar os fluidos do corpo.

Manter o peso estável ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos do corpo essenciais para o bom funcionamento de todo o seu organismo. Porém quando você tenta emagrecer rápido demais ocorre um desiquilíbrio de minerais.

Seu corpo passa a excretar muito sódio porque ao perder peso rápido você desidrata.

Além disso, o desiquilíbrio de eletrólitos faz com que seu músculo cardíaco não funcione direito.

  • Riscos para a sua saúde.

Emagrecer rápido além de todos os problemas que já citamos pode comprometer o seu sistema imunológico além de:

  • Anemia;
  • Fraqueza do coro cabeludo, unhas, problemas de pele por falta de proteínas e vitaminas e minerais em quantidade suficiente;
  • Cãibras;
  • Problemas ósseos.

As desvantagens das dietas radicais não param por aí. Existe um comprometimento psicológico. Isto mesmo! O efeito sanfona gerado pelas dietas restritivas pode levar você a se sentir frustrada (o) por não ter conseguido manter a perda de peso.

E mais! Você pode desenvolver uma compulsão alimentar por ter ficado longos períodos sem se alimentar de forma adequada.

Tudo isso afeta o seu psicológico podendo levar até a depressão.

Como emagrecer de forma saudável?

Como você pode ver perder peso muito rápido não traz nenhuma vantagem para a sua saúde. Nossa proposta então é que você faça uma reeducação alimentar para que aconteça mudanças de hábitos efetivas e duradouras.

Os nutricionistas são unânimes em dizer que um emagrecimento saudável é aquele que acontece gradualmente.

Além disso, a alimentação saudável deve ser combinada com a atividade física regular.

E você? Que tipo de dieta já fez para emagrecer rápido? Conte para nós deixando o seu comentário aqui.

Até o próximo post!